QUO VADIS, DOMINE?

Conta-se que certa vez, durante a terrível perseguição de Nero, os cristãos da comunidade romana, pediram para que São Pedro saísse da cidade, para que não fosse capturado pelos perseguidores[1]. São Pedro, que era o papa e evangelizador da comunidade romana, se viu em um sério dilema: deixar a cidade eterna e continuar a pregar o evangelho na Galileia ou permanecer e resistir junto com a Igreja Romana.

Nesse cenário, o autor polonês Henryk Sienkiewicz, escreve uma das mais belas histórias da religião cristã. Essa história narra que São Pedro decidiu fugir de Roma para não ser morto, e, de manhã, ao atravessar as portas da cidade, vê uma luz fulgurante.  

Então, aproxima-se dessa luz e vê que é Cristo carregando sua cruz em direção à Roma. Nesse momento, Pedro cai de joelhos e pergunta a Cristo:  ̶  Quo vadis, Domine? (Aonde vais, Senhor?). E Jesus responde a ele:   ̶  “Já que abandonaste o meu povo, eu vou para Roma para ser crucificado mais uma vez”.

Nesse instante, Pedro entende que sua missão era ficar e morrer em Roma. Envergonhado, ele volta para a Cidade Eterna, e no ano 64 d.C., São Pedro é martirizado na perseguição, crucificado de cabeça para baixo na Colina Vaticana.

Além de ser uma história emocionante e comovente, ela é uma história que nos faz refletir sobre a nossa vida e nossas escolhas. Quantas vezes abandonamos nossas missões diante das dificuldades? Quantas vezes pecamos por não ter coragem? Por mais que os cristãos ainda sejam perseguidos, vivemos numa época de relativa paz, e no entanto, quantas vezes abandonamos a Cristo por “pequenas perseguições”?

Quanto a nossa vocação, quantas vezes temos medo de dar a Cristo o nosso sim! Pedro voltou para Roma, não somente pelo encontro que tivera, mas também por contar com as forças de Cristo. Isso lhe deu coragem para morrer pelo seu Mestre.

Isso não quer dizer que nossas dificuldades e problemas não sejam grandes, mas que ainda maior é Aquele que está carregando a cruz ao nosso lado. Dessa forma, a vocação de Pedro era se entregar pela Igreja. E a nossa? Onde podemos dar nosso sim?

São Pedro nos mostra o caminho a seguir. Mesmo depois de ter negado a Cristo, ou tentado fugir, ele volta atrás e enfrenta a realidade. E todas as vezes que Pedro pareceu abandonar a sua fé, Cristo aparece para confirmá-la. O mesmo acontece conosco. Toda vez que pensamos em fugir de nossas missões, bem como de abandonar a Cristo, ele aparece a nós, em nosso coração. Assim, nossa atitude deve ser a de Pedro e perguntar a Cristo “Quo vadis, Domine? ”.

[1] Cf. https://pt.aleteia.org/2017/08/29/quo-vadis-domine/amp.


Wilger Batista Picolo, 2º ano do discipulado.

compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: