Hoje, dia 19 de junho, a Santa Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. As aparições de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, revelaram o imenso desejo do coração de Nosso Senhor pela instituição desta festa, que acorreu em 23 de agosto de 1856 a mando do sumo pontífice Pio X, para nos recordar o imenso amor que Deus possui pelo gênero humano e levar-nos a atos de reparação do seu Santíssimo Coração, tão vilipendiado por nossos pecados, indiferenças e ingratidões.
Em nossa casa, a Santa Missa foi presidida pelo reverendíssimo Padre Anevair José, reitor do Seminário e concelebrada pelo Padre João Paulo Cardoso, vice-reitor e pelo diretor espiritual, Padre Wôlnei Aquino.
A homilia foi proferida pelo Padre João Paulo que reiterou as duas notas essências do amor: doação e sofrimento, afirmou que Cristo mostrou-nos que o cálice do sofrimento não é um mal, mas um bem e, por fim, indagou sobre o local onde se encontra o Coração de Cristo, afirmando que “dentro do sacrário está o coração de Cristo”.
Que esta solenidade nos ensine a carregar, com alegria e amor, o fardo da caridade que é mais leve do que o fardo do pecado.
Confira o vídeo da íntegra da homilia desta sexta-feira:
João Vitor Barbosa da Silva, 2º ano do discipulado.