SEMINÁRIO DIOCESANO DE ANÁPOLIS – Comemora mais um aniversário

Há exatamente 41 anos atrás, o Bispo Dom Manuel Pestana assentava a pedra fundamental deste Seminário, colocado sob o patrocínio de São José e o Imaculado Coração de Maria.  Esta pedra fundamental colocada por Dom Manuel tem um grande significado. Quer dizer que a igreja de Anápolis está em comunhão com a Igreja Universal e se responsabiliza em formar padres, também de acordo com as normas da Igreja.

A pedra fundamental tem um significado muito profundo na Igreja. Remete-nos a passagem bíblica, “A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”. Esta pedra é o próprio Cristo. Ele é a pedra angular, a pedra sobre a qual toda a Igreja é levantada. O padre é um “alter Christus, ” é aquele que age na pessoa de Cristo, é aquele que se torna a pedra fundamental na ereção de muitas paróquias.

Onde se forma um padre? É uma pergunta simples de responder, mas gostaria de continuar refletindo sobre a pedra fundamental. A resposta é: um padre se forma em um seminário e o seminário é a pedra fundamental em uma diocese. Digo que é o local onde se forma pedras fundamentais, para continuar existindo a presença de Jesus no meio das pessoas. A pedra fundamental em que se faz presente Cristo misericordioso na confissão, Cristo compadecido na unção dos enfermos e nas exéquias, e é a pedra fundamental para que Cristo se torne realmente vivo em sua divindade no sublime e augustíssimo Sacramento da Eucaristia.

O seminário deve ser, por isso, sempre a prioridade do bispo de toda a diocese, pois é nele que se preparam os braços e as pernas do epíscopo, ou melhor, dizendo os padres são a voz do bispo, onde ele não pode ir.

Hoje o Seminário Diocesano de Anápolis comemora mais um aniversário e durante estes quarenta e um anos de existência, cumpriu bem a sua missão de formar padres segundo o Coração de Jesus e na escola do Imaculado Coração de Maria. São quatro gerações de padres, os quais se deixaram moldar nessa Pedra Fundamental, ou seja, em outro Cristo, nas várias comunidades de nossa diocese.

Louvado seja Deus por ter-nos dado esta casa de formação. Obrigado ao nosso Bispo Dom João Wilk e ao nosso Bispo Auxiliar Dom Dilmo, por zelar muito bem desta casa. Obrigado ao nosso reitor Padre Anevair, ao vice-reitor Padre João Paulo e nosso prefeito de estudos Padre Gilberto, nossos formadores e responsáveis pela nossa configuração com Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote. Obrigado ao padre Wolney, diretor espiritual do seminário, tarefa levada com muito amor e zelo, ajudando a formar e configurar nosso coração, à semelhança do coração manso e humilde de Nosso Senhor Jesus Cristo. Obrigado a todos os padres, que passaram nesta casa e deixaram sua marca e aqui doaram alguns anos de suas vidas, para realizar o trabalho mais importante na diocese, formar outros padres.

Que este seminário tenha longa vida e forme sempre padres, que se esforcem a pregar o evangelho, PARA QUE O AMOR SEJA AMADO (UT AMOR AMETUR)!

PASCOM – Seminário Diocesano Imaculado Coração de Maria.

compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: