O CÉU DO SEMINÁRIO HOJE: UMA REFLEXÃO LITÚRGICO-CÓSMICA SOBRE A ASTRONOMIA

Academia Literária Imaculado Coração de Maria – Trabalhos Acadêmicos 2021.

Trabalho científico do acadêmico do 2° ano da configuração, Hiago Moreira, intitulado: “O CÉU DO SEMINÁRIO HOJE: UMA REFLEXÃO LITÚRGICO-CÓSMICA SOBRE A ASTRONOMIA”

Sabe-se que é possível pensar teologicamente sobre todas as coisas, afinal, tudo é obra de Deus. Nessa perspectiva, o presente trabalho buscará teologizar sobre alguns tópicos da astronomia e desenvolvê-los principalmente na liturgia que é fonte e ápice da vida e da ação da Igreja (SC[1], 16). As teorias astronômicas seguirão acompanhadas de uma observação prática, e a liturgia da Igreja será abordada em uma dimensão cósmica que permita envolver, assim, os astros do céu.

O trabalho é dividido em dois capítulos principais, ambos procuram relacionar-se mutuamente. O primeiro capítulo trata de desenvolver quatro conceitos da astronomia, a saber: a eclíptica, conceito utilizado para definir o movimento e marcar o tempo; as constelações, configuração de estrelas agrupadas no céu; o movimento do sol, distinguido nos equinócios e solstícios; e a diferença entre uma estrela e um planeta, trazendo o tema da estrela d’alva. Todo esse capítulo será acompanhado de uma elucidação prática de observação, disposta em apêndice. Essa produção prática visa demonstrar o céu visível do próprio Seminário no dia 10 de setembro às 19h20min, data estipulada para a exposição dessa laboração na agremiação da Academia Literária Imaculado Coração de Maria…


[1] Sacrosanctum Concilium in CONCÍLIO VATICANO, 2007.

Leia mais clicando aqui!

 

 

compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: