Exaltação da Santa Cruz

“E quando o Filho do Homem for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim”.

(Jo 12, 32)

Esta passagem bíblica acima, juntamente com a que se segue: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todo homem que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3,14-15) delineiam, expressam com precisão a festa que hoje celebramos. A segunda passagem é uma consumação da passagem de Nm 21, 4-9. Nesta há o relato da murmuração do povo que foi castigado com mordidas de serpentes ardentes as quais mataram a muitos.

Moisés intercede pelo povo e para cessar o castigo, Deus manda que se fizesse uma serpente de bronze, fosse posta em uma haste, levantada e todo o que fosse mordido e olhasse para a serpente ficaria curado. Essa serpente na haste é figura de Jesus na Cruz. Cristo foi levantado e atraiu os olhares de todos para Ele e esta atração perdurou e perdura até nossos tempos. A Cruz é o sinal que identificou e identifica o cristão. Pela cruz fomos curados do pecado e fomos salvos. Nela ocorreu o maior evento e espetáculo que já se passou nesta Terra e destarte merece ser exaltada, enaltecida. Assim sendo, recebe hoje, ó Cruz, nossos encômios:

Soberana Cruz, em Ti pendeu aquele que trouxe a Vida à humanidade e, por conseguinte, foste digna de ser chamada de Árvore da Vida.

Ó Augustíssimo Lenho, diante de Ti esteve Aquela que não foi a morte para os seus descendentes, como foi Eva diante da Arvore no Paraíso, todavia a Mãe da Vida que tu trazes inclinada em teus santos braços.

Ó preciosa Cruz, diante de Ti esteve aquele que atualizaria para os teus fiéis os mistérios que encerram em Ti.

Ó valiosa Cruz, diante de ti esteve presente aquela que seria a primeva das almas de escol que trariam as vestes brancas lavadas no sangue vital que corre de Ti.

Ó santa Cruz que a toda natureza purificou a qual respondeu com júbilo, através de rajadas de vento, coriscos, terremotos e trovoadas quando a morte que gerou a vida se desenrolou em Ti.

Ave, ó rara Cruz, sinal de vitória contra a serpente infernal.

Ave, ó humilde Cruz, que venceste o príncipe orgulhoso e soberbo deste mundo.

Ó Sábia Cruz, exegese da Palavra que foi revelada ao povo da Antiga Aliança, nós Te exaltamos.

Salve, ó Cruz sinal de escândalo para os judeus e loucura para os pagãos, todavia esperança para os cristãos.

Salve, ó Cruz estandarte de Constantino, sinal de vitória contra seus inimigos na Batalha de Ponte Mívia.

Ó Cruz módica e humilde, sua insignificância para o mundo passou a ser um instrumento eficaz para afastar e expulsar o demônio.

Ó Cruz, és como o cajado de Moisés, que abriu o caminho do Mar Vermelho para o povo passar a pé enxuto em direção a Terra Prometida, terra onde jorra leite e mel. Tu és para nós, ablegados neste vale de lágrimas sinal assegurado que nos vai ancorar no Porto Seguro que é Céu.

Ó Cruz és a nuvem que acompanhava o povo no deserto és para nós luzeiro que nos indica o caminho, nesta terra de exílio, em direção à Jerusalém Celeste.

Ó Cruz… és o Altar onde foi imolado o Cordeiro imaculado e incólume que tira o pecado do mundo.

Ó Cruz… és o Propiciatório Verdadeiro e Eterno onde o sangue do próprio Jesus foi aspergido para a reconciliação do homem com Deus e a expiação dos pecados de forma definitiva.

Ó Santa Cruz, Ó Preciosa Cruz, Ó Gloriosa Cruz quantos adjetivos poderíamos enumerar para te exaltar, mas estes são parcos, pois em Ti pendeu o Criador do Mundo e em Ti se realiza a nova Criação.

Sim, Ó Gloriosa Cruz, em Ti se realiza a nova criação porque Tu foste plantada no novo Paraíso, o Gólgota e do Teu lado direito brotou duas Fontes “Sangue e Água” e assim se cumpre a profecia de Ez 47, 1-12 que diz que viu a água correr do lado direito do templo e diz que toda parte aonde chegar a torrente haverá vida, vida produzida pelos dois sacramentos que brotam de Ti, Batismo e Eucaristia.

Por isso hoje queremos te exaltar amada Cruz e prestar-lhe as devidas honras e assim Te venerar e adorar a Jesus que morreu em Ti para nos dar a Salvação!

NÓS VOS ADORAMOS, Ó CRISTO, E VOS BENDIZEMOS PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO!

Orlando Joaquim Inácio, 2º ano da configuração.

compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: