Em muitos momentos de nossa vida nos sentimos necessitados de alguém seja para conversar, desabafar, chorar, aconselhar. Você que lê este artigo, pode estar neste momento se identificando, se não com tudo, mas com uma parte disso que acabei de mencionar. Porém, não se preocupe tenho uma boa notícia!! Conheço alguém que é capaz de fazer tudo isso e muito mais, o nome dele é Jesus Cristo e para entrar em contato com ele é muito simples: basta falar com ele por meio da oração.
A oração é um dos meios mais eficazes de estar na presença de Deus, por meio dela nos tornamos íntimos dele. Segundo Santa Teresa do Menino Jesus: “a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria.”[1] Com isso ela quer dizer que a oração deve partir do coração, isto, de fato, é uma realidade, pois, para que possamos estar em contato com Deus é preciso ter um coração aberto para acolher verdadeiramente o que ele oferece, mas para isso é necessário aumentar a nossa intimidade com ele, por meio de alguns caminhos que indicarei mais à frente.
Devemos rezar, em todas as situações de nossa vida, seja nas alegrias, nas necessidades, nas dificuldades, nas grandes decisões. O melhor modelo que temos disso é o próprio Jesus Cristo, ele sempre falava ao Pai; antes de iniciar seu ministério foi para o deserto, durante 40 dias, para ali ser tentado pelo demônio[2], porém não cedeu ao inimigo devido à grande intimidade que tinha com o Senhor. A Sagrada Escritura, narra diversos momentos onde Cristo se retira para ficar em oração, merece destaque quando ensina o Pai-Nosso a seus discípulos[3], na sua agonia no Monte das Oliveiras[4], durante sua crucificação[5], na oração sacerdotal[6], dentre outros momentos.
Existem alguns meios que muito ajudam para se construir uma vida de oração com Cristo, o catecismo apresenta algumas fontes de oração[7] que são fundamentais na vida do cristão:
Palavra de Deus: “A leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada pela oração, a fim de que se estabeleça o colóquio entre Deus e o homem; pois ‘a Ele falamos quando rezamos; a Ele ouvimos quando lemos os divinos oráculos.’”[8] A Sagrada Escritura também é chamada de Palavra de Deus, por que é justamente isto o que ela é, a própria voz do Pai que fala com seus filhos. É uma das principais fontes de oração do cristão, pois é através dela que ouvimos o que Deus quer falar a cada um de nós.
Liturgia da Santa Missa: A Santa Missa é o maior modelo de oração, ela faz memória as palavras de Cristo “fazei isto em minha memória”[9], do início ao fim é uma inteira oração, faz-nos recordar a Última Ceia de Jesus, mas também lembra do sofrimento do Calvário e da glória da ressureição. Ela nos introduz em toda a história da salvação.
Existem também, outros caminhos que nos ajudam a cultivar uma vida de oração, como: o Santo Rosário, a Adoração Eucarística e a meditação da Palavra Sagrada. A partir destes meios, conseguimos estar em constante contato com Jesus, eles são extremamente eficazes, para quem quer se aproximar dele.
Em síntese, a Oração é um chamado de Cristo para cada um de nós para que possamos descobrir que temos alguém que nos ama e que podemos inteiramente nos entregar a ele.
[1] Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa face. Manuscrit C,25 r: Manuscrits autobriographiques (Paris 1992) p.389-390
[2] Cf. Mt 4,1-11
[3] Cf. Mt 6,7-13
[4] Cf. Mt 26,36-45
[5] Cf. Mt 27,45-46
[6] Cf. Jo 17,1-26
[7] Cf. CIC 2652
[8] Cf. CIC 2653
[9] Cf. Lc 22,19
Guilherme Amâncio dos Santos, 1º ano do Discipulado.