A formação acadêmica dos seminaristas do Seminário Imaculado Coração de Maria é parte essencial do processo de preparação para o sacerdócio. Além da formação integral oferecida na casa, os seminaristas cursam Filosofia e Teologia no Institutum Sapientiae, instituição de ensino superior da Ordem dos Cônegos Regulares da Santa Cruz, dedicada à formação intelectual e teológica dos futuros presbíteros.
Reconhecido oficialmente pela Congregação para a Educação Católica da Santa Sé, o Institutum Sapientiae tem por missão específica preparar candidatos ao sacerdócio ministerial, segundo os critérios estabelecidos pela Igreja.
A presença da Ordem dos Cônegos Regulares da Santa Cruz na Diocese de Anápolis teve início em 1983, a convite de Dom Manoel Pestana Filho (+2011). Os padres da Ordem passaram a lecionar no Seminário Maior da Diocese, o que culminou na restauração do antigo Colégio de Coimbra e sua transferência para Anápolis com o nome de Institutum Sapientiae. A instituição foi aprovada ad experimentum em 12 de novembro de 1988 e, em 16 de novembro de 2007, teve seus Estatutos definitivamente aprovados pela Congregação para a Educação Católica.
Atualmente, o Institutum Sapientiae oferece:
- Curso de Filosofia com duração de dois anos;
- Curso de Teologia com duração de quatro anos.
Ambos os cursos seguem as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (CNBB, 2010) e o Decreto de Reforma dos Estudos Eclesiásticos da Filosofia (Congregação para a Educação Católica, 2011), garantindo fidelidade ao Magistério e solidez doutrinal.
Desde o ano 2000, o Instituto também publica, anualmente, a Revista Filosófico-Teológica Sapientia Crucis, contribuindo com a pesquisa e o aprofundamento teológico no âmbito da Igreja.