Pastoral Vocacional
A Pastoral Vocacional é a pastoral de todas as vocações e a vocação de todas as pastorais. A PV é um instrumento de integração e de transformação das nossas paróquias.
A missão da PV é chamar, ou melhor, ser instrumento de Deus para chamar. A PV é um instrumento para transformar vidas. Parte da certeza de que anuncia um Deus que chama, que tem uma missão específica para cada homem. Nossa missão é chamar, é provocar, é anunciar o plano de amor de Deus para com cada pessoa. No fundo, a animação vocacional se resume no empenho para que todos os cristãos se coloquem diante de Deus e o questione: “Senhor, o que queres de mim?”
Para que nossas paróquias se tornem vocacionais, as comunidades devem ter a seguinte convicção: o caminho da fé cristã deve ser entendido como busca contínua do plano de Deus para a própria pessoa, como um caminho da vocação e, consequentemente, da salvação. É neste sentido que a PV é a pastoral de todas as vocações e a vocação de toda pastoral.
Qual seu objetivo?
OBJETIVO GERAL: Trabalhar na comunidade paroquial em profunda sintonia com a Diocese para auxiliar o despertar vocacional nos diversos estados de vida, cultivar, discernir, dar acompanhamento e facilitar o encaminhamento de todas as vocações, dando particular atenção às vocações de especial consagração.
OBJETIVO ESPECÍFICO: dinamizar a comunidade eclesial, integrando todas as pastorais, promovendo atividades que auxiliem os fiéis, em especial os jovens, a descobrir, assumir e desenvolver a vocação à qual Deus os chama.
Como trabalha?
Tendo os jovens como preferência, tem ainda como objetivo:
1) educar a todos no caminho da fé em direção à maturidade da vocação cristã fundamental;
2) ser uma ação permanente de toda a Igreja, no sentido de ajudar as pessoas a descobrir ou realizar o seu lugar específico a serviço do mundo e da Igreja;
3) criar uma cultural vocacional, animando a comunidade eclesial para se comprometer de maneira nova, vigorosa e decidida com as vocações e ministérios, em vista de uma Igreja toda ministerial e missionária.
A Pastoral Vocacional tem um itinerário específico:
1) Despertar os cristãos para a vocação humana, cristã e eclesial;
2) Discernir os sinais indicadores do chamado de Deus;
3) Cultivar os germes de vocação e
4) Acompanhar o processo de opção vocacional em qualquer dos estados de vida.
5. Despertar e acompanhar os vocacionados na vocação específica à vida e ao ministério presbiteral ou à vida consagrada”.
De tal modo que, a partir de uma opção vocacional, consciente e livre, cada um possa expressar seu serviço ministerial ou carismático para a Igreja “transbordando de gratidão e alegria, o dom do encontro com Jesus Cristo” (DA 14).
Que atividades realiza?
• Encontro de Coroinhas e Ministrantes;
• Jornada Vocacional Diocesana;
• Fiat Masculino e Fiat Feminino (encontro de discernimento Vocacional, para jovens a partir dos 15 anos);
• Tríduo Vocacional (realizado no mês de Agosto, com a Hora Santa pelas Vocações, Missa Vocacional presidida pelos padres formadores do Seminário Maior Diocesano com a presença dos seminaristas de nossa diocese, além da parte social, com barraquinhas durante os 3 dias);
• Nigthfever Vocacional (Missa, Adoração e testemunhos Vocacionais);
• Alegra-te (encontro para meninas de 5 a 14 anos);
• Formação Diocesana para Equipes Paroquiais;
• Encontro de namorados (encontro para casais de namorados com pelo menos seis meses de namoro).
Ajude o Seminário
Seja um benfeitor da nossa casa!
Ajude-nos a continuar formando os futuros sacerdotes no Imaculado Coração de Maria. Deus recompensará sua caridade.