Seminaristas

A etapa propedêutica

O propedêutico é uma etapa formativa indispensável, com sua especificidade própria. Sua casa de formação atualmente está localizada Vila Gois, na cidade de Anápolis. Seu objetivo principal consiste em assentar sólidas bases para a vida espiritual e favorecer um maior conhecimento de si para o crescimento pessoal. Com vista à iniciação e ao amadurecimento da vida espiritual, será sobretudo necessário levar os seminaristas à oração através da vida sacramental, da Liturgia das Horas, da familiaridade com a Palavra de Deus, do silêncio, da oração mental e da leitura espiritual. Além disso, este é um tempo propício para um conhecimento inicial e sumário da doutrina cristã, contando com aulas de Catecismo e Sagrada Escritura. É onde o vocacionado é introduzido à vida de seminário.

A etapa dos estudos filosóficos (ou do discipulado)

O conceito de discipulado dado pelos documentos da Igreja, nos diz que o discípulo é aquele que é chamado pelo Senhor a ficar com Ele (cf. Mc 3,14), segui-lo e tornar-se missionário do Evangelho. Visto que o discípulo deve estar com o Senhor, os seminaristas dessa etapa ainda não são enviados em estágio pastoral para as paróquias nos primeiros dois anos de discipulado. Apenas o terceiro ano, como um período de transição para a teologia são destinados às paróquias. Também de modo especial desenvolvem um trabalho de cuidado aos enfermos da Santa Casa de Misericórdia e fazem um estágio em escolas.

Este tempo específico é caracterizado pela formação do discípulo de Jesus destinado a ser pastor, com uma especial atenção para com a dimensão humana, em harmonia com o crescimento espiritual, ajudando o seminarista a amadurecer a decisão definitiva de seguir o Senhor no sacerdócio ministerial discernindo a sua vocação.

No âmbito do caminho da formação sacerdotal, jamais se pode insistir demais sobre a importância da formação humana. Visando educar para à verdade do próprio ser, à liberdade e ao dom de si. Para isso contamos com a ajuda de psicólogos idôneos para tratarem questões de ordem humana e os diretores espirituais para questões de ordem espiritual.

A etapa dos estudos teológicos (ou de configuração)

Ao final do discipulado, a formação se concentra sobre o configurar do seminarista a Cristo, Pastor e Servo, para que, unido a Ele, possa fazer da própria vida um dom de si aos outros. Essa configuração torna a relação com Cristo mais íntima e pessoal, e, ao mesmo tempo, favorece o conhecimento e aos poucos vai assumindo a identidade sacerdotal.

 A etapa dos estudos teológicos, ou da configuração, é orientada, de modo particular, para a formação espiritual própria do presbítero, em que a configuração progressiva a Cristo torna-se uma experiência que suscita na vida do discípulo os próprios sentimentos e comportamentos do Filho de Deus; ao mesmo tempo, ela introduz na aprendizagem da vida presbiteral, animada pelo desejo e amparada pela capacidade de oferecer-se a si mesmo no cuidado pastoral do Povo de Deus. Esta etapa possibilita o gradual enraizamento da fisionomia do Bom Pastor, que conhece as suas ovelhas, dá a vida por elas e vai à procura das ovelhas que estão fora do redil (cf. Jo 10, 14-17). Para favorecer tal formação, todos desta etapa, fazem um estágio pastoral nas paróquias da diocese durante os finais de semana e no mês de dezembro.

A etapa pastoral (ou de síntese vocacional)

A etapa pastoral (ou de síntese vocacional) corresponde ao período que medeia entre a estadia no Seminário e a sucessiva ordenação presbiteral, passando obviamente através da concessão do diaconato. São duas as finalidades desta etapa: por um lado, trata-se da inserção na vida pastoral, com uma gradual assunção de responsabilidades, em espírito de serviço; por outro, de um esforço no sentido de uma adequada preparação, recebendo um específico acompanhamento com vista ao presbiterado. Nesta etapa, o candidato é convidado a declarar de modo livre, consciente e definitivo a própria vontade de ser presbítero, uma vez que tenha recebido a ordenação diaconal.

Ajude o Seminário

Seja um benfeitor da nossa casa!

Ajude-nos a continuar formando os futuros sacerdotes no Imaculado Coração de Maria. Deus recompensará sua caridade.