IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, UMA CASA PARA TODOS

Neste mês de junho, a Igreja celebra a memória do Imaculado Coração de Maria. A Santíssima Virgem Maria é um mistério. São Luís Grignon de Montfort relata que Maria era desconhecida até mesmo pelos anjos que exclamavam entre si: “quem é esta que avança pela aurora, brilhante como o sol?”[1] Ainda, São Luís diz que “a Santíssima Trindade reservou para si o conhecimento de Maria”.[2] O Coração da Santíssima Virgem, é somente, conhecido por Deus. O seu Coração é um mistério, porque é dotado das mais ricas, sublimes e inefáveis virtudes e de graças superabundantes.

Deus quis cumular o coração de Maria, não somente, com algumas virtudes, mas com todas. Não há nada que eu não encontre neste humilde coração. Causa-nos um fascínio o olhar puro, a beleza estonteante, deslumbrante de uma flor, o encanto do sorriso de uma criança, no entanto no Coração de Maria, Deus colocou todos os fulgores de sua arte divina.

No Coração de Maria, todos podem encontrar consolo e abrigo. A Bíblia relata vários fatos da presença e ação desse Imaculado Coração. Não há estado de vida que ela não viveu.

Os casados podem encontrar abrigo em seu Coração e nele espelhar o modo de viver da família perfeita, como ser o exemplo de bom esposo e de boa esposa. Em Nazaré pode-se assistir a um espetáculo onde se reina a verdade, a caridade, o amor, a sinceridade, a honestidade, a obediência, o desapego, a oração, a fé, a humildade, ou seja, todas as virtudes em plenitude. Lá se pode aprender como ser uma boa mãe e um bom pai, porque em Nazaré, na casa de Maria mora Jesus e, por isso, onde reina Deus, tem-se uma família perfeita. “Jesus, então desceu com seus pais para Nazaré e era-lhes submisso” (Lc 2,51).

As crianças, com certeza, tem um lugar especial neste amável Coração. Primeiro, porque estas recordam seu Coração ilibado e intemerato. Segundo porque elas lembram a cândida criança que aconchegava em seu regaço maternal, o Menino Jesus “Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe” (Mt 2,11).

Os adolescentes nas suas incompreensões, inconstâncias e confusões podem achar neste Coração Virginal a respostas para todas as suas indagações. Maria guardava todas as coisas e as meditava no seu Coração. Ela foi mãe de um santo adolescente. “Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos, subiram para festa, como de costume” (Lc 2,41-42).

Os jovens com seus ideais de vida, os sonhos de quererem mudar o mundo, podem se aproximar deste Coração. Por causa do sim desta jovem, o mundo pôde ser transformado; e por causa de seu fiat, a humanidade pôde ser redimida. “Então Maria disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a sua palavra’” (Lc, 2,38).

Os idosos, após viverem por longo tempo, terem alcançado grande experiência, maturidade e sabedoria chegam nesta fase senil enfraquecidos fisicamente. Tudo parece difícil. Vem a dependência, que parece ser para eles um fardo, pois a vida toda foram independentes; vem a carência, os assuntos que querem conversar não interessa a ninguém porque são ultrapassados. Para Maria nada é ultrapassado, nada é sem sentido, nada para ela é peso, conseguintemente os idosos tem um local peculiar em seu coração, eles a faz lembrar de seus pais Joaquim e Ana que a conceberam na velhice e, talvez por causa disso, ela socorreu sua prima Isabel que também estava grávida de João Batista na velhice “Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice” (Lc 2,36). “Naqueles dias, Maria levantou-se e foi à região montanhosa, a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Maria ficou três meses com Isabel e depois voltou para casa” (Lc 2,39-40.56).

As viúvas, podem ser amparadas em sua solidão, suas lides diárias, suas dificuldades por este Coração que tanto soube amar e se preocupar com o próximo, deixando muitas vezes sua vida, para socorrer a alheia. Através de Maria o Senhor quer amar toda criatura e em especial os mais desvalidos e abandonados, “O Senhor cuida dos migrantes, sustenta o órfão e a viúva” (Sl,146,9). Com estas Maria pode se condoer, porquanto seu amado esposo São José a deixou, no momento em que mais precisava de um apoio varonil, a morte de seu Filho Amado.

Os consagrados com toda a certeza poderão se aconchegar no seio deste Coração. Quem os compreenderão melhor do que este? Quem os socorrerão nas suas mazelas? Quem os ampararão nas dúvidas e incertezas? Ninguém mais sábio e experiente do que este Coração, primeiro porque Maria era mãe do Consagrado por excelência e segundo porque ela própria era consagrada. “Quando se completaram os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: ‘Todo primogênito masculino será consagrado ao Senhor’” (Lc 2,22-24).

Os sacerdotes, estes são os filhos prediletos de Maria, têm um lugar único no Coração desta Augusta Senhora. Estes a fazem lembrar do momento ímpar da vida de seu Filho Jesus, a Cruz. O sacerdote atualiza o Mistério da Cruz, o Mistério da Redenção. Ao olhar para um sacerdote, Maria vê realmente seu Filho Jesus. Para estes a Santíssima Virgem reservou os manjares celestiais, a fim de os alimentar e os transformar cada dia mais numa cópia viva de seu rebento. “Jesus ao ver sua mãe, ao lado dela, o discípulo a quem amava, disse à mãe: ‘Mulher eis aí teu filho!’ Depois disse ao discípulo: ‘Eis aí tua mãe!’” (Jo 19,26-27). João, nesta altura, já era sacerdote e na sua pessoa representava todos os sacerdotes.

No entanto, o versículo citado no parágrafo anterior também é estendido a todas as pessoas. Deus Pai concedeu a Maria sua fecundidade, conferindo-lhe uma missão sem precedentes, ser mãe de todos os viventes. Por isso, qualquer pessoa pode encontrar asilo em seu coração. Por conseguinte, você sacerdote, casado, viúva, criança, adolescente, jovem, idoso, consagrado ou você que não se encaixa em nenhum destes, todos são chamados a habitar neste Coração e aí encontrar consolo para suas aflições, respostas para suas dúvidas, auxílio para suas lutas, descanso após seus trabalhos e especialmente o Amor, que é seu Filho. Este se encontra em abundância neste ilibado Coração, o Imaculado Coração de Maria.

Oh Coração alcandorado às maravilhas da graça!

Mergulhado no âmago da Trindade.

Do Pai recebendo a fecundidade;

do Filho, o Verbo,

a sabedoria, entendimento e erudição,

e do Santo Espírito, teu esposo,

o Amor e a santidade.

Desta cátedra, ensina-nos

o caminho, a senda            

de tão grande intimidade.


[1] Montfort, São Luís Maria Grignon. Tratado Da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria.22ªed.Goiânia:Gráfica e editora América,2016.p11.

[2] Montfort, São Luís Maria Grignon. Tratado Da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria.22ªed.Goiânia:Gráfica e editora América,2016.p12.

Orlando Joaquim Inácio, 1º ano do configuração.

compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: