Retiro pregado por Dom Dilmo Franco marca o início das atividades do Seminário em 2021

Com uma Santa Missa celebrada por Sua Excelência Reverendíssima, Dom Dilmo Franco de Campos, Bispo Auxiliar de nossa Diocese, encerraram-se nesta sexta-feira os exercícios espirituais dos seminaristas. O retiro teve início na noite do dia 15 de fevereiro, com uma Santa Missa presidida por sua Excelência Reverendíssima Dom Dilmo Franco, que foi também quem conduziu as colocações durante todo o retiro.

Esse forte momento de interiorização e oração, marca o início de mais um semestre das atividades do Seminário Diocesano, é sempre realizado após as férias de fim de ano e visa uma melhor preparação para as atividades do ano corrente.

As colocações do retiro, além de tratar de linhas gerais da vocação, conduziram os seminaristas a um maior aprofundamento nas Sagradas Escrituras, através da Lectio Divina, com passagens orientadas por Dom Dilmo Franco.

O retiro marca também a chegada ao Seminário Maior dos rapazes que em 2020 viveram o ano propedêutico, que agora é realizado em um prédio à parte do Seminário Maior. Esses novos seminaristas cursam neste ano de 2021 o 1º ano de filosofia no Institutum Sapientiae e dão início à sua formação na etapa do discipulado, para o seminarista Marcos Vinicius Santana, do 1º ano do discipulado, o retiro é tempo de silencio e escuta:

“Subir ao monte revigora o coração. A experiência de iniciar uma etapa formativa fazendo silêncio e ouvindo o Senhor é muito enriquecedora! Tomar do próprio autor de cada vocação o maná que renova as forças e sacia a alma. Faz com que as futuras batalhas se mudem em breves combates. Deus seja louvado pela grande graça de ouvi-lo no silêncio.”

É momento também de transição para os rapazes que no ano passado cursaram o 3º ano de filosofia, com o reconhecimento do curso na Faculdade Católica de Anápolis, eles encerram a etapa do discipulado e ingressam na etapa da configuração, com os respectivos estudos de teologia no Institutum Sapientiae, para o seminarista Alisson Sales, do 1º ano da configuração, o retiro foi um momento de experiência intima com Jesus.

“Neste retiro fomos presenteados com a condução de nosso Bispo Auxiliar, Dom Dilmo, que nos levou a uma experiência íntima com Jesus e Sua Palavra. Momentos ricos, no quais pudemos saborear o amor de Deus e meditar acerca de nosso chamado e vocação.”

compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: