Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.

“São Gabriel com Maria, São Rafael com Tobias, São Miguel com todas as hierarquias, abri para nós esta via.”

A Igreja celebra hoje, 29 de setembro, a festa dos santos arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael, que aparecem na Bíblia com missões importantes dadas por Deus. O Papa São Gregório Magno, em uma de suas homilias no Séc. VI, nos relembra com beleza sobre o ofício destas criaturas invisíveis e puramente espirituais, ao afirmar que “é preciso saber que a palavra anjo indica o ofício, não a natureza. Pois estes santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos, mas nem sempre podem ser chamados anjos, porque somente são anjos quando por eles é feito algum anúncio. Aqueles que anunciam fatos menores são ditos anjos; os que levam as maiores notícias, arcanjos.”

É uma verdade de fé a existência desses seres espirituais, não corporais, e a Sagrada Escritura como também de forma unanime a Tradição da Igreja, dão testemunho a seu respeito. Assim, a Igreja, guiada pelo Espírito Santo, herdou a devoção a estes amigos, protetores e intercessores, que do Reino Celeste vêm em nosso auxílio.

Arcanjo “Miguel” significa “Quem como Deus?” Segundo a tradição bíblica, ele é um dos assistentes do trono de Deus, portanto um dos grandes defensores e príncipes do céu. É o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja.

São Miguel, assisti-nos com vossos santos anjos; ajudai-nos e rogai por nós.

Arcanjo “Gabriel” significa “Força de Deus” ou “Fortaleza de Deus”, Teve a missão muito importante, como embaixador de Deus, anunciar a Nossa Senhora que ela seria a Mãe do Filho de Deus.  É ele o portador de uma das saudações mais belas e significativas, e que dá início a uma das orações mais populares e queridas do cristianismo, a Ave Maria!

São Gabriel, assisti-nos com vossos santos anjos; ajudai-nos e rogai por nós.

Arcanjo “Rafael” quer dizer “Medicina de Deus” ou “Deus cura”, é o arcanjo amigo dos caminhantes, viajantes, médicos dos doentes e auxílio dos perseguidos. Na Sagrada Escritura foi companheiro de viagem de Tobias. É aquele que o guia e protege nas adversidades.

São Rafael, assisti-nos com vossos santos anjos; ajudai-nos e rogai por nós.

Celebrando esta data, com fé, contando com a intercessão destes amigos celestiais, recordemos a oração dos Santos Arcanjos de Deus:

Ajudai-nos, ó grandes santos, irmãos nossos, que sois servos como nós diante de Deus. Defendei-nos de nós mesmos, de nossa covardia e tibieza, de nosso egoísmo e de nossa ambição, de nossa inveja e desconfiança, de nossa avidez em procurar a saciedade, a boa vida e a estima.

Desatai as algemas do pecado e do apego a tudo o que passa. Desvendai os nossos olhos que nós mesmos fechamos para não precisar ver as necessidades de nosso próximo e poder, assim, ocupar-nos de nós mesmos numa tranquila autocomplacência. Colocai em nosso coração o espinho da santa ansiedade de Deus para que não deixemos de procurá-lo com ardor, contrição e amor.

Contemplai em nós o Sangue do Senhor, que Ele derramou por nossa causa.  Contemplai em nós as lágrimas de vossa Rainha, que ela derramou sobre nós.

Contemplai em nós a pobre, desbotada, arruinada imagem de Deus, comparando-a com a imagem íntegra que deveríamos ser Sua vontade e Seu amor.

Ajudai-nos a conhecer Deus, a adorá-Lo, a amá-Lo e a servi-Lo. Ajudai-nos no combate contra os poderes das trevas que, traiçoeiramente, nos envolvem e nos afligem.

Ajudai-nos para que nenhum de nós se perca e para que, um dia, estejamos todos jubilosamente reunidos na eterna bem-aventurança. Amém.

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, assisti-nos com vossos santos anjos; ajudai-nos e rogai por nós.

Marcos Antônio Ferreira, 3° ano da Configuração.

compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: