“Jovem, eu te ordeno, levanta-te”

“Jovem, eu vos escrevo, porque sois forte e a Palavra de Deus permanece em vós, e tendes poder contra o maligno” (1Jo. 2,13); tendes poder contra as trevas deste mundo. Vos escrevo porque também sou jovem e o que me impulsiona é o desejo de que mais jovens tenham a experiência que tive com Cristo, se empenhem na defesa da fé e se dediquem com determinação na busca pela santidade. Somos cheios de sonhos e metas, temos pouca experiência de vida, mas empregamos toda força na luta pela conquista de nossos objetivos.

            O desejo da maioria dos jovens, normalmente, é cursar uma boa faculdade, procurar um emprego que o ajude a ter uma estabilidade financeira e maior autonomia. Empregamos toda força para vencer os desafios e alcançar suas grandes aspirações. Tudo isso é louvável e saldável, mas essas realidades não preenchem o coração e não trazem o gozo de uma verdadeira felicidade: são bens que passam e se corrompem.

        “Afeiçoai-vos às coisas lá de cima e não às da terra” (Col. 3, 2). Chegou a hora de trabalhar pela conquista de um bem maior. Chegou a hora de sair da comodidade, renunciar a si mesmo, tomar sua Cruz e se colocar no seguimento a Cristo. O mundo vai dizer que é loucura, mas nisto consiste ser sábio diante de Deus. O que é loucura para o mundo é sabedoria para Deus. É hora de buscar as coisas do alto e ajuntar tesouros no céu.

         Jovem, tomes consciência da tua dignidade de filho de Deus, tomes consciência do incondicional amor com que Cristo nos ama, amor que foi manifestado no madeiro da Cruz. Chegou a hora de retribuir tão grande amor! “Tudo que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi, portanto, a Cristo” (Col. 3, 23 – 24).

            Jovem, lute pelo céu: fim último de todo homem. Lute pela posse da Bem-aventurança. É hora de tomar por meta a santidade, a vida eterna junto do Criador.  Empenha-te na luta contra tudo aquilo que possa te abster de tão sublime realidade. Não é, portanto, uma batalha fácil, “pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal espalhadas nos ares” (Ef. 6, 12). Travamos uma batalha contra o próprio demônio que se manifesta, por exemplo, nas mais diversas ideologias.

            É hora de se colocar em ordem de batalha, revestir-se da armadura do cristão e da Verdade para anunciar o Evangelho da paz. “Embraçai o escudo da fé e tomai o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a Palavra de Deus” (Ef. 6, 16-17). Levanta-te e defenda a fé que pregamos, fé que o comunismo e outras correntes ideológicas querem nos privar de professar. Defenda a vida desde sua concepção, pois ela é um dom, defenda a família e não as uniões contrárias à vontade do Criador que “criou o homem e a mulher, os abençoou e disse: frutificai e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a” (Gn. 1, 27-28). Somos seguidores de Cristo, somos cristãos, somos Igreja. Essa é nossa fé. Não fique estagnado, levanta-te e empregue tua força em defesa da Verdade.

            Beato Carlo Acutis, um jovem dos nossos tempos que usou dos meios de comunicação para evangelizar, defendeu com todo empenho a fé e a doutrina cristã, viveu de forma extraordinária o ordinário da vida e nos ensina que “nossa meta deve ser o infinito, não o finito. O infinito é nossa Pátria. Desde sempre somos esperados no Céu”. Com apenas 15 anos veio a falecer vítima de leucemia e hoje é um grande modelo a ser seguido.

        “Jovem, não tenhas medo de ser santo, abri, ou melhor, escancarai as portas à Cristo” (São João Paulo II), permita que Ele aperfeiçoe suas potencialidades e o capacite para que possas buscar a santidade.

            Um atleta se submete a duras penas e longos treinos para poder vencer uma corrida e conquistar um bem corruptível. Empregue, portanto, todo esforço para alcançares o prêmio incorruptível da vida eterna (Cf.: 1Cor. 9, 25). O Reino dos céus é conquistado pelos violentos. São aqueles que vão contra o mundo, abraçam a cruz e a carregam com amor que se tornam santos e conquistam a vida em plenitude. “O Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam” (Mt. 11, 11-19).

            É preciso ser maduro o suficiente. É preciso ter coragem para, escutando a voz de Cristo, levantar-se e dar uma resposta à iniciativa do Senhor que nos convida para uma jornada inesperada.

            Estamos em uma sociedade que coloca a felicidade como algo a ser alcançado por meio dos prazeres. O dinheiro, a fornicação, os mais diferentes vícios têm tirado, ou melhor, têm “matado Deus” e levado o homem a adorar o próprio homem ou até mesmo os animais. Já não conhecem Deus, não compreendem a grandiosidade de Seu amor e não O tem como autor do universo.

            A decisão é tua, jovem! É hora de escolher entre o que é loucura para o mundo e o que é loucura para Deus. Como São Paulo, se coloque a combater o bom combate da fé e conquiste a vida eterna, para que no final de sua vida possas dizer com ele: “combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé” (2Tm. 6, 12).

            Portanto, “ninguém te despreze por seres jovem, ao contrário, torna-te modelo para os fiéis” (1Tm. 4, 12). Cristo te ordena: “levanta-te!”.

Matheus dos Santos Pedrosa, 2º ano do Discipulado.

compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: